Descrição de chapéu Coronavírus

Escolas estaduais da capital encerram ano letivo nesta quarta (23)

Em janeiro, haverá atividades de recuperação; aulas regulares voltam no mês de fevereiro

São Paulo

Os estudantes da rede estadual, que moram na cidade de São Paulo, terminam o ano letivo nesta quarta-feira (23). De acordo com o governo, sob gestão João Dória (PSDB), em janeiro já haverá atividades escolares para quem não teve a frequência adequada para aprovação.

Os alunos que concluíram as atividades necessárias neste 2020, serão aprovados e retornarão às aulas em 1º de fevereiro.

Sala de aula da Escola Estadual Thomaz Rodrigues Alckmin, no Itaim Paulista (zona leste de SP), reaberta para atividades extracurriculares em outubro de 2020. - Rivaldo Gomes/Folhapress

Quem não concluiu o número mínimo de atividades, poderá participar do projeto Recuperação Intensiva entre os dias 4 e 22 de janeiro. O projeto é composto por 25 aulas semanais, com cinco por dia, que podem ser feitas nos turnos diurno, vespertino e noturno.

Neste caso, estudantes dos 5º e 9º anos do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio terão prioridade para atendimento presencial. Para seguir para a próxima série, eles precisarão cumprir pelo menos 75% destas aulas.

Segundo a administração estadual, os anos letivos de 2020 e 2021 serão considerados um só ciclo, composto por oito bimestres. Assim, as avaliações de aprendizagem acontecerão no fim do próximo ano.

Em 2021, haverá recessos escolares no intervalo de cada bimestre. O primeiro acontece entre 18 e 25 de janeiro; o segundo entre 19 e 23 de abril; as férias serão de 6 a 20 de julho; e o último recesso será entre 11 e 15 de outubro. O próximo ano letivo terminará em 21 de dezembro.

A capital paulista tem 959.685 alunos distribuídos nas 1.095 escolas estaduais. Neste 2020, a pandemia do novo coronavírus levou ao ensino remoto. Em outubro, algumas escolas retomaram parte das atividades presenciais. Cerca de nove mil alunos haviam ido até a unidade de ensino, segundo o balanço de novembro. De acordo com o governo, 1.800 escolas de todo o estado reabriram nos últimos meses. No início de dezembro, a administração autorizou o retorno das aulas regulares nas escolas públicas, mas a decisão final final depende de cada município.

Veja o calendário escolar de 2021

Projeto Recuperação intensiva: 4 a 22 de janeiro

Recesso escolar: 18 a 25 de janeiro

1º bimestre: 1 de fevereiro a 16 de abril

Recesso escolar: 19 a 23 de abril

2º bimestre: 26 de abril a 5 de julho

Férias docentes: 6 a 20 de julho

3º bimestre: 21 de julho a 8 de outubro

Recesso escolar: 11 a 15 de outubro

4º bimestre: 18 de outubro a 21 de dezembro

Fonte: Governo do Estado de São Paulo.

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.