Restaurantes, parques, clubes, academias e salões de beleza voltam a abrir em SP

Reabertura será permitida neste sábado no estado, na segunda etapa da fase de transição, mas com restrições de público e horários

São Paulo

A partir deste sábado (24), passa a ser permitido o atendimento presencial em restaurantes, salões de beleza e barbearias, atividades culturais, parques e academias no estado de São Paulo. A liberação faz parte da segunda etapa da fase de transição do Plano SP.

Os estabelecimentos, contudo, precisam limitar o horário de funcionamento para até oito horas por dia —exceto parques— e a ocupação a até 25% da capacidade, além de seguir protocolos sanitários para evitar a disseminação da Covid-19.

Restaurantes e salões de beleza só podem funcionar das 11h às 19h (veja regras abaixo). Serviços como Poupatempo e Detran também voltam a funcionar.

As regras valem até a próxima sexta-feira (30). Na próxima semana, a gestão João Doria (PSDB) deverá rever a flexibilização, de acordo com indicadores de internações. No fim de semana passado o comércio já havia sido autorizado a abrir.

No setor de restaurantes, há grande expectativa para voltar a receber os clientes, mas os termos da reabertura desagradam. Segundo a Abrasel-SP (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em São Paulo), as limitações vão tornar inviável a volta de cerca de 20% dos estabelecimentos da capital.

“Muitos talvez esperem um segundo momento em que a ocupação passe pelo menos a 40% e seja possível a reabertura à noite”, afirma Joaquim Saraiva, presidente do Conselho de Administração da associação.

Para Saraiva, o modelo adotado na reabertura do ano passado, que reservava horários de almoço e de jantar, contemplava melhor o setor. “As pessoas não vão chegar jantar às 18h se o restaurante fechar às 19h.”

Rogerio Santana, 48, gerente do Consulado da Bahia, em Pinheiros, prepara o salão para a reabertura aos clientes neste sábado (24) - Zanone Fraissat/Folhapress

Zupa Silva Neto, proprietário do Consulado da Bahia, em Pinheiros (zona oeste da cidade de São Paulo), diz que as regras trazem ainda mais “desespero”. A casa, que tem 120 lugares, vai poder operar no máximo com 30 clientes por vez, e pelo menos metade dos funcionários ficará ociosa. Segundo ele, ninguém da equipe de 20 pessoas foi demitido no último ano.

“Estava todo mundo com a expectativa de voltar a trabalhar amanhã [sábado, 24], mas não tem condição de retornar todo mundo”, afirma o empresário. Uma das grandes preocupações é com a compreensão dos clientes.

A expectativa de Zupa é que a vacinação seja ampliada para que as pessoas se sintam mais seguras de ir a restaurantes --nesta sexta (23), ele comemorava que seria o dia dele. “Acho que, no máximo, em 90 dias, estaremos em situação melhor. Com a vacina, não vai ter mais motivo para fechar. O duro vai ser aguentar esses 90 dias.”

Os parques são os equipamentos que poderão atuar com horário mais amplo. Pode haver variação no expediente de cada um, mas, em geral, eles terão funcionamento entre 6h e 18h.

Nos parques estaduais, segue suspenso o funcionamento de ambientes fechados, além de ser proibida a realização de eventos e o uso de quadras (exceto de tênis), equipamentos de ginástica e playgrounds.

No parque do Ibirapuera (zona sul da capital paulista), piqueniques e a prática de esportes coletivos não serão permitidos. No domingo (25), serão retomadas as ciclofaixas de lazer em vias da cidade de São Paulo.

Segunda semana da fase de transição

Restaurantes e similares

  • Consumo local entre as 11h e as 19h


Salões de beleza e barbearias

  • Atendimento local entre as 11h e as 19h


Atividades culturais

  • Atendimento presencial entre as 11h e as 19h

Academias

  • Atendimento presencial entre as 6h e as 19h, mas limitado a até oito horas por dia


Parques estaduais e municipais

  • Funcionamento entre 6h e 18h
  • Ambientes fechados (academias, bibliotecas, espaços de leitura, brinquedotecas, orquidários, viveiros, espaços de monitoria ambiental) permanecerão sem uso
  • Proibidos a realização de eventos e o uso de quadras, equipamentos de ginástica e playgrounds (exceto quadra de tênis)

Centros Esportivos

  • Funcionamento entre 6h e 14h


Clubes da Comunidade

  • Funcionamento por até oito horas por dia, encerrando as atividades às 19h


RESTRIÇÕES

  • Estabelecimentos com limite de ocupação de 25%
  • Aplicação de protocolos sanitários
  • Toque de recolher entre as 20h e as 5h
  • Teletrabalho para atividades administrativas não essenciais
  • Escalonamento do horário de entrada e saída de atividades do comércio, serviços e indústrias
Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.