Descrição de chapéu baú olímpico

Cidade do México-1968: Jogos de protestos e recordes

Brasil conquistou uma medalha de prata e duas de bronze

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Na primeira vez em que a Olimpíada foi disputada na América Latina, a Cidade do México foi a escolhida. E a própria escolha já foi controversa, devido à altitude de 2.800 m acima do nível do mar, que favorece provas curtas de velocidade, salto e arremesso, mas dificulta as de média e longa distância, natação e ciclismo.

Tommie Smith (acima) e John Carlos (à dir.) erguem seus punhos com a luva preta dos Panteras Negras para protestar contra a segregação racial os EUA
Tommie Smith (acima) e John Carlos (à dir.) erguem seus punhos com a luva preta dos Panteras Negras para protestar contra a segregação racial os EUA - 17.out.1968/AFP

O resultado foi que todas as provas masculinas de corridas abaixo de 400 m, mais os saltos em distância e triplo tiveram seus recordes mundiais superados. O mais destacado foi o do salto em distância (8,90 m), do norte-americano Bob Beamon, que demorou 22 anos para ser batido.

Além dessas marcas, essa edição também ficou marcada pelo protesto dos norte-americanos Tommie Smith e John Carlos, respectivamente ouro e bronze nos 200 m rasos. No pódio, eles ergueram um punho com uma luva preta durante o hino nacional para protestar contra a segregação racial de seu país, em uma saudação do grupo Panteras Negras, organização política e revolucionária que lutava pelo fim da violência contra os negros. Após o protesto, os dois foram expulsos da Vila Olímpica.

Quem também protestou, mas sem punição, foi a tcheca Vera Caslavska. Ganhadora de quatro ouros e duas pratas na ginástica artística, ela se recusou a cumprimentar as rivais soviéticas nos pódios, isso dois meses após a União Soviética invadir seu país, a então Tchecoslováquia.

A Olimpíada foi disputada por 5.516 atletas (781 mulheres) de 112 países. Os EUA lideraram o quadro de medalhas com 107 (45 ouros, 28 pratas e 34 bronzes) contra 91 da União Soviética (29 ouros, 32 pratas e 30 bronzes).

O Brasil levou 84 atletas (3 mulheres) e conquistou prata com Nelson Prudêncio no salto triplo e bronze com Servílio de Oliveira, no boxe (peso-mosca); e Reinald Conrad e Bukhard Cordes, no iatismo (classe flying dutchmann).

Duas cervejas causaram a primeira punição por doping

Os Jogos do México foram os primeiros a testarem para uso de substâncias proibidas (narcóticos e estimulantes), e o sueco Gunnar Liljenwall foi o primeiro punido, por excesso de álcool. No pentatlo moderno por equipes, ele revelou ter bebido duas cervejas para acalmar os ânimos no tiro e teve de devolver o bronze.

Velocista mexicana é a primeira mulher a acender pira olímpica

A cada edição olímpica, a participação das mulheres aumentava. No México, a velocista Enriqueta Basilio, de 20 anos, se tornou a primeira a acender a pira olímpica, sob aplausos de 100 mil pessoas no estádio. No entanto, a esperança dos anfitriões não se concretizou e ela não passou das eliminatórias dos 400 m rasos, 80 m com obstáculos e revezamento 4x100 m rasos.

VEJA TAMBÉM:

Os Jogos Olímpicos renascem em Atenas em 1896
Jogos de 1900 abriram as portas às mulheres
EUA dominam primeiros Jogos em seu território, em 1904
Jogos de Londres-1908 ganham cara de Olimpíada
Artistas competiram nos Jogos de Estocolmo-1912
Jogos são cancelados durante as Grandes Guerras Mundiais
Brasileiros estreiam com ouro nos Jogos de Antuérpia-1920
Jogos Olímpicos caem no gosto popular em Paris-1924
Número de mulheres dobra nos Jogos de Amsterdã-28 em relação a Paris-24
A Grande Depressão não impediu os Jogos de Los Angeles-1932
Velocista Jesse Owens rouba a cena na Olimpíada de Berlim-36

Basquete brasileiro conquistou o bronze nos Jogos pós-guerra, em Londres-48
Brasil fez a estreia no futebol nos Jogos de Helsinque-1952
Melbourne-1956 ganhou de Buenos Aires por um voto para ser sede olímpica
Olimpíadas de Roma-1960 têm primeira transmissão ao vivo pela televisão
Tóquio recebe sua primeira edição Olímpica em 1964

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.