Descrição de chapéu baú olímpico

Tóquio recebe sua primeira edição Olímpica em 1964

O Brasil conquistou a medalha de bronze no basquete

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Pela primeira vez na história os Jogos Olímpicos foram realizados na Ásia. E a cidade de Tóquio, sede agora de 2021, foi escolhida para receber o evento. A tocha foi carregada por Yoshinori Sakai, nascido no dia 6 de agosto de 1945, dia em que uma bomba atômica explodiu em Hiroshima. Foi uma homenagem às vítimas do ataque de 19 anos antes e um chamado pela paz mundial.

 Yoshinori Sakai, nascido no dia 6 de agosto de 1945, dia em que uma bomba atômica explodiu em Hiroshima, acende a pira dos Jogos de Tóquio em 1964
Yoshinori Sakai, nascido no dia 6 de agosto de 1945, dia em que uma bomba atômica explodiu em Hiroshima, acende a pira dos Jogos de Tóquio em 1964 - Folhapress

O evento foi também um marco tecnológico. Foi a última vez que o concreto foi usado nas pistas de atletismo. Também foi a última vez que o cronômetro de mão foi usado para medir o tempo oficial das provas. Por outro lado, foi a primeira utilização da fibra de vidro em varas do salto em vara nos Jogos.

Foram para o Japão 5.151 atletas de 93 países para a disputa de 25 modalidades. O Brasil levou apenas 68 competidores, sendo só uma mulher. Aída dos Santos conseguiu uma quarta colocação no salto em altura.

A única medalha brasileira foi a de bronze conquistada pelo experiente time de basquete com nomes como Amaury Passos, Wlamir Marques, Ubiratan, Rosa Branca, Edson Bispo e Edvar Simões. Perdeu três jogos e viu Estados Unidos e União Soviética ganharem ouro e prata respectivamente.

O esporte que mais deu medalhas para o Brasil até hoje, o judô, estreou nos Jogos de Tóquio em 1964. O brasileiro Lhofei Shiozawa ficou na quinta colocação. Outra modalidade que começou a ser disputada nessa Olimpíada foi o vôlei, com um quinto lugar para o time brasileiro de Carlos Arthur Nuzman, que depois foi presidente do Comitê Olímpico Brasileiro. Outra quinta colocação foi a de Nelson Pessoa Filho, pai de Rodrigo Pessoa, na prova individual de saltos do hipismo.

País fez investimentos quase duas décadas depois das bombas atômicas

Quase duas décadas após ataques nucleares que destruíram duas cidades em seu território, o Japão recebeu delegações de todo o mundo com estádios novos, estrutura e trens de alta velocidade. A capital japonesa acabou sendo palco de outra história de superação. Abebe Bikila, da Etiópia, que havia ganhado a maratona correndo descalço em 1960, voltou a ganhar a medalha de ouro, dessa vez de tênis, mas apenas seis meses após uma cirurgia de apendicite.

Suecos desistiram de competição para salvar náufragos

A dupla sueca de velejadores Lars Gunnar Käll e Stig Lennart Käll receberam em Tóquio o primeiro troféu Fair Play oficial. Eles desistiram da prova para ajudar outros dois competidores que naufragaram durante a prova. Outro feito foi da ginasta russa Laryssa Latynina, que ganhou seis medalhas nesta edição, a sua última participação. No total, ela encerrou a carreira com 18 medalhas, sendo nove de ouro, recorde batido em 2012 pelo nadador Michael Phelps.

VEJA TAMBÉM:

Os Jogos Olímpicos renascem em Atenas em 1896
Jogos de 1900 abriram as portas às mulheres
EUA dominam primeiros Jogos em seu território, em 1904
Jogos de Londres-1908 ganham cara de Olimpíada
Artistas competiram nos Jogos de Estocolmo-1912
Jogos são cancelados durante as Grandes Guerras Mundiais
Brasileiros estreiam com ouro nos Jogos de Antuérpia-1920
Jogos Olímpicos caem no gosto popular em Paris-1924
Número de mulheres dobra nos Jogos de Amsterdã-28 em relação a Paris-24
A Grande Depressão não impediu os Jogos de Los Angeles-1932
Velocista Jesse Owens rouba a cena na Olimpíada de Berlim-36

Basquete brasileiro conquistou o bronze nos Jogos pós-guerra, em Londres-48
Brasil fez a estreia no futebol nos Jogos de Helsinque-1952
Melbourne-1956 ganhou de Buenos Aires por um voto para ser sede olímpica
Olimpíadas de Roma-1960 têm primeira transmissão ao vivo pela televisão

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.