Fique atento aos serviços que fecham no Dia da Consciência Negra em SP

Apesar de feriado ter sido antecipado para maio passado, por causa da pandemia do novo coronavírus, nem tudo abre na capital paulista nesta sexta

São Paulo

Pela primeira vez desde 2004, o Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, não será feriado municipal na cidade de São Paulo. Ainda assim, é preciso estar atento a algumas alterações em serviços na cidade nesta sexta-feira.

Devido à pandemia do novo coronavírus, o feriado, que é municipal e seria celebrado em 20 de novembro, foi antecipado por decreto pelo prefeito Bruno Covas (PSDB) para 21 de maio, criando um megaferiado. Naquele período, São Paulo vivia dias de altos índices de contágio pelo vírus e a administração municipal tomou essa medida para tentar ampliar o isolamento social.

Ainda assim, decreto municipal de junho estabeleceu ponto facultativo nas repartições públicas da capital nesta sexta. Outro decreto, estadual, publicado na quarta (18) estabeleceu a suspensão do expediente em repartições estaduais seguindo o que foi estabelecido pelo município.

Mercados e sacolões da cidade têm horário de funcionamento alterado. Alguns equipamentos de assistência social, como os Cras (Centro de Referência de Assistência Social) e NPJ (Núcleo de Proteção Jurídico Social), ficarão fechados.

As 54 bibliotecas municipais e a Biblioteca Mário de Andrade (na região central), além do Centro Cultural São Paulo estarão fechados e também não abrem no fim de semana, seguindo a determinação da fase atual do Plano São Paulo. As Casas de Cultura fecham na sexta, mas reabrem no sábado.

Também ficam fechadas as 25 unidades dos Cate (Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo).

O atendimento do Procon-SP ficará restrito aos postos de atendimento dentro dos Poupatempos Sé, Santo Amaro e Itaquera e no 8º DP Brás mediante agendamento.

Para esta sexta-feira (20), Dia da Consciência Negra, rodízio de veículos está mantido - Rivaldo Gomes/Folhapress

O rodízio de veículos continua vigorando normalmente na cidade. A frota de ônibus da SPTrans em operação será a mesma de dias úteis, inclusive com atendimento normal nos postos de venda em terminais de ônibus e no Expresso Tiradentes (das 6h às 22h), além das lojas Augusta, Metrô Jabaquara e Santana.

Segundo a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), bancos funcionam normalmente na sexta, inclusive com vencimento de boletos.

As unidades do Poupatempo funcionam normalmente, mas é necessário agendar horário pelo portal www.poupatempo.sp.gov.br ou aplicativo Poupatempo Digital.

Os atendimentos presenciais para serviços do Detran também acontecem normalmente em todos os 76 postos do Poupatempo do estado, inclusive na capital, assim como os exames práticos agendados em todas as categorias.

Os equipamentos de saúde municipais (hospitais, AMA e UBS, por exemplo) e estaduais (como hospitais e AME) não terão alteração nos seus horários de funcionamento.

Agências dos Correios na capital estarão abertas ao público.

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.