Conteúdo restrito a assinantes e cadastrados
Você atingiu o limite de
5 reportagens
5 reportagens
por mês.
Tenha acesso ilimitado: Assine ou Já é assinante? Faça login
É a sigla para Instituto Nacional do Seguro Social, órgão que já foi chamado de INPS, nome pelo qual muitos idosos ainda o chamam. Atualmente, está subordinado ao Ministério da Economia e tem a missão de garantir proteção aos cidadãos e promover o bem-estar social.
É o órgão responsável pela administração e pela operacionalização do reconhecimento de direitos dos trabalhadores a benefícios previdenciários, como aposentadorias, pensões, auxílios e salário-maternidade.
Quem trabalha com carteira assinada ou faz recolhimentos por meio do carnê é considerado segurado do INSS. Cabe ao instituto a guarda das informações de cada trabalhador, como os valores de salários e a duração dos vínculos de emprego.
Essas informações são usadas para verificar o direito aos benefícios, bem como o cumprimento dos períodos de carência, que é o nome dado ao tempo mínimo de contribuição efetivamente recolhido para ter acesso a auxílios, salário-maternidade ou aposentadoria.
O instituto também opera os pagamentos dos benefícios assistenciais pagos a idosos e pessoas com deficiência em condição de miserabilidade. Essa renda é chamada de BPC/Loas e, atualmente, é administrada pelo Ministério de Desenvolvimento Social, pasta responsável pelo cadastro de benefícios sociais do governo, como Bolsa Família.