Conteúdo restrito a assinantes e cadastrados
Você atingiu o limite de
5 reportagens
5 reportagens
por mês.
Tenha acesso ilimitado: Assine ou Já é assinante? Faça login
O trabalhador consegue usar o sistema disponível no site do INSS para fazer essa simulação. Porém, se estiver logado ao utilizar a ferramenta do “Meu INSS”, esse cálculo será feito com base nas informações disponíveis em seu cadastro.
Portanto, se ainda não tiver o tempo mínimo de contribuição para esse tipo de aposentadoria, o sistema identificará e não vai conseguir simular o valor do benefício. Por outro lado, se já tiver cumprido os requisitos, basta clicar em “calcular” para obter o resultado.
Quem quer ter uma ideia de quanto receberia se já tivesse o tempo mínimo de contribuição pode utilizar a ferramenta sem fazer o login. Será necessário preencher manualmente cada um dos vínculos de emprego, informando a data de entrada e de saída e depois os salários.
Ao usar essa ferramenta, lembre-se que as regras para as aposentadorias estão prestes a mudar. Então, se falta muito para o tempo mínimo de contribuição, o valor calculado pelo simulador estará distorcido em relação aquele que o segurado terá no futuro, mediante a aprovação da reforma da Previdência.