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É a sigla para Cadastro Nacional de Informações Sociais, que é um tipo de extrato com todas as contribuições recolhidas em nome do segurado.
Ele é o documento mais importante para a aposentadoria e demais benefícios calculados pelo INSS, pois é com base nas informações lançadas nele que o instituto define se há ou não o direito. O valor do benefício também depende dos valores dos salários lançados nesse cadastro.
O segurado não é o responsável pelo lançamento das informações. O sistema apenas absorve o que foi pago e informado pelo empregador, desde a data de admissão até o encerramento de cada contrato.
Devido à importância desse cadastro para a garantia dos direitos previdenciários dos trabalhadores, o ideal é que o segurado mantenha uma rotina de acompanhar os dados lançados no documento. Essa consulta é possível no site de serviços da Previdência Social, o Meu INSS.
Se identificar algum erro no cadastro, o segurado não terá como fazer a correção imediatamente. O INSS fazia esse ajuste, mas suspendeu a possibilidade para evitar a duplicação de algumas correções. Todo o sistema de informações desses pagamentos é digital, possibilitando, por exemplo, que uma empresa corrija datas e salários a qualquer momento.
De todo modo, o trabalhador que identificar alguma informação errada em seu cadastro deve se preparar para corrigir esses dados quando pedir um benefício, seja ele a aposentadoria ou um benefício temporário, como o auxílio-doença.
Os documentos mais usados na correção desses dados são carteira de trabalho, contratos, holerites, comunicações internas e extratos do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).