Descrição de chapéu Imposto de Renda

Conheça outros gastos que dão desconto no IR

Previdência privada, pensão alimentícia e gastos do autônomo garantem restituição

São Paulo

Além dos gastos tradicionais com saúde, educação e dependentes, o contribuinte consegue deduzir outras despesas no Imposto de Renda, como previdência privada, pensão alimentícia, contribuição ao INSS (para autônomos), Livro-Caixa (autônomos) e doações a algumas instituições.

A vantagem é que, com as deduções, é possível pagar um valor menor de imposto ou ganhar uma restituição maior.

​Quem paga pensão alimentícia tem desconto no IR

O contribuinte obrigado a pagar pensão alimentícia aos filhos, à ex-mulher ou ao ex-marido consegue deduzir no Imposto de Renda o valor que foi pago no ano.

Para isso, é preciso que a pensão seja oficial, ou seja, definida após decisão ou acordo judicial ou por acordo fechado no cartório.

Previdência privada

Quem investe em previdência privada do tipo PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre) pode deduzir até 12% do rendimento tributável do ano.

Exemplo: se o rendimento tributável anual foi de R$ 100 mil em 2020, o contribuinte tem direito de deduzir no IR um valor de R$ 12 mil.

A grana vai em "Pagamentos Efetuados", sob o código 36. Informe nome e CNPJ da instituição financeira, e se a despesa é do titular ou do dependente. Informe o valor total pago no ano.

Autônomos deduzem contribuição oficial e gastos com Livro-Caixa

Os profissionais autônomos conseguem deduzir o valor que pagaram à previdência oficial, ou seja, ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) mês a mês.

Também é possível obter desconto com o chamado Livro-Caixa, que são as despesas necessárias para o funcionamento do negócio.

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.