Descrição de chapéu baú olímpico

Aurélio Miguel ganha o 1º ouro para o judô em Seul-1988

Jogos na Coreia do Sul teve o escândalo de doping de Ben Johnson

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O judô, esporte com maior número de medalhas para o Brasil, ganhou o seu primeiro ouro com Aurélio Miguel em Seul-1988. O atleta ganhou cinco lutas na categoria meio-pesado. No feminino, Mônica Angelluci e Soraia André se classificaram em quinto lugar.

O judoca Aurélio Miguel beija sua medalha de ouro conquistada nos Jogos Olímpicos de Seul durante desembarque no aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro
O judoca Aurélio Miguel beija sua medalha de ouro conquistada nos Jogos Olímpicos de Seul durante desembarque no aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro - Homero Sérgio - 4.out.88/Folhapress

O Brasil foi para a Coreia do Sul com 170 atletas, sendo 135 homens e 35 mulheres. Além do ouro do judoca, o time de futebol masculino ficou com a prata pela segunda vez seguida após perder para a União Soviética por 2 a 1. Aquele time revelou jogadores que seriam tetracampeões do mundo em 1994: Taffarel, Mazinho, Jorginho, Bebeto e Romário.

Outra prata veio no atletismo. Joaquim Cruz, que fez o recorde olímpico em Los Angeles-1984, ficou em segundo nos 800 m. O esporte garantiu um bronze com Robson Caetano nos 200 m rasos.
O Brasil ainda ganhou duas medalhas de bronze na vela. Na classe star, com Torben Grael e Nelson de Barros Falcão e, na classe tornado, com Lars Grael e Clínio Freitas.

Com uma série de boicotes nos Jogos anteriores, em Seul não foi diferente. A Coreia do Norte não participou e foi acompanhada por Cuba, Etiópia e Nicarágua.

Mas, pela primeira vez desde Montréal-1976, União Soviética e Estados Unidos voltaram a disputar os Jogos juntos depois do boicote nas duas edições anteriores. Resultado foi que as Olimpíadas de Seul tiveram um recorde de participação com 159 países disputando 31 modalidades com 8.397 atletas no total.

Os jogos tiveram a estreia do tênis de mesa e o tênis de quadra voltou após 64 anos com destaque para a consagração de Steffi Graf, única no esporte a ganhar os quatro Grand Slam e o ouro olímpico na mesma temporada.

Canadense Ben Johnson lidera a final dos 100 m rasos nas Olimpíadas de Seul-88, à frente do britânico Linford Christie e do americano Carl Lewis
Canadense Ben Johnson lidera a final dos 100 m rasos nas Olimpíadas de Seul-88, à frente do britânico Linford Christie e do americano Carl Lewis - 24.set.88/AFP

Ben Johnson protagonizou escândalo de doping que mudou a história

O canadense nascido na Jamaica Ben Johnson era o velocista mais conhecido do mundo quando protagonizou um dos maiores escândalos de doping do esporte. Ele bateu o recorde da época nos 100 m com 9s79, mas, dois dias depois foi identificado o uso de anabolizantes. Foi suspenso por dois anos e teve suas marcas anuladas. Tentou voltar a competir em Barcelona-1992, mas sem sucesso. Foi banido do esporte ao ser flagrado de novo em 1993.

Alemã foi medalhista em duas Olimpiadas no mesmo ano

A alemã Christa Luding-Rothenburger conseguiu um feito inédito ao ganhar uma medalha de prata no ciclismo em Seul-1988. Não seria nada extraordinário se ela já não tivesse conquistado um ouro e uma prata em outra Olimpíada naquele mesmo ano, mas nos Jogos de Inverno em Calgary, no Canadá, na patinação de velocidade. O ouro veio na prova de 500 m e a prata nos 1.000 m. Ela ainda voltou a ganhar um bronze nos Jogos de Inverno em 1992.

VEJA TAMBÉM:

Os Jogos Olímpicos renascem em Atenas em 1896
Jogos de 1900 abriram as portas às mulheres
EUA dominam primeiros Jogos em seu território, em 1904
Jogos de Londres-1908 ganham cara de Olimpíada
Artistas competiram nos Jogos de Estocolmo-1912
Jogos são cancelados durante as Grandes Guerras Mundiais
Brasileiros estreiam com ouro nos Jogos de Antuérpia-1920
Jogos Olímpicos caem no gosto popular em Paris-1924
Número de mulheres dobra nos Jogos de Amsterdã-28 em relação a Paris-24
A Grande Depressão não impediu os Jogos de Los Angeles-1932
Velocista Jesse Owens rouba a cena na Olimpíada de Berlim-36

Basquete brasileiro conquistou o bronze nos Jogos pós-guerra, em Londres-48
Brasil fez a estreia no futebol nos Jogos de Helsinque-1952
Melbourne-1956 ganhou de Buenos Aires por um voto para ser sede olímpica
Olimpíadas de Roma-1960 têm primeira transmissão ao vivo pela televisão
Tóquio recebe sua primeira edição Olímpica em 1964
Cidade do México-1968: Jogos de protestos e recordes
Atentado terrorista mancha as Olimpíadas de Munique-1972
Montréal-1976, os Jogos da ginasta romena Nadia Comaneci
Boicote americano marca as Olimpíadas de Moscou-1980
Olimpíadas de Los Angeles-1984 têm recorde de participações

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.