Descrição de chapéu baú olímpico

Boicote americano marca as Olimpíadas de Moscou-1980

Boxeador cubano Teófilo Stevenson conquista o tri entre os pesos-pesados

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Os boicotes por questões políticas iniciados nos Jogos de Melbourne, em 1956, e que ganharam força em Montréal-76, com a desistência de 22 nações africanas em protesto à presença da Nova Zelândia, cujo time de rúgbi havia visitado a África do Sul, chegaram ao ápice nos Jogos de Moscou, em 1980. Liderados pelos Estados Unidos, que condenaram a invasão soviética ao Afeganistão no ano anterior, cerca de 60 países boicotaram as Olimpíadas disputadas na União Soviética —outros permitiram a presença dos atletas, desde que sob a bandeira olímpica.

Tricampeão peso-pesado de boxe nos Jogos de Moscou, o cubano Teófilo Stevenson (no centro) é cumprimentado pelo soviético Pyotr Zaev (à esq.), que faturou a prata, e pelo alemão Jurgen Fanhanel, dono do bronze
Tricampeão peso-pesado de boxe nos Jogos de Moscou, o cubano Teófilo Stevenson (no centro) é cumprimentado pelo soviético Pyotr Zaev (à esq.), que faturou a prata, e pelo alemão Jurgen Fanhanel, dono do bronze - AFP

Assim, apenas 80 países e 5.179 competidores foram à União Soviética, número inferior às 121 nações e 7.134 atletas presentes em Munique-72. Com as ausências, os primeiros Jogos em território socialista resultaram em domínio absoluto dos anfitriões (195 medalhas, sendo 80 de ouro) e da Alemanha Oriental (47 ouros de 126 no total).

Ainda assim, houve grandes momentos. O soviético Aleksandr Dityatin faturou medalhas nas oito provas de ginástica que disputou, feito só igualado pelo nadador Michael Phelps em Atenas-2004 e Pequim-2008.

Considerado o maior pugilista amador de todos os tempos, o cubano Teófilo Stevenson conquistou o tri olímpico entre os pesos-pesados do boxe, enquanto o alemão Gerd Wessig bateu o recorde mundial no salto em altura. Além, é claro, da lágrima da mascote Misha.

O Brasil levou 109 atletas, sua maior delegação desde 1920, e participou de 15 modalidades. Também obteve seu melhor resultado até então, com duas medalhas de ouro e duas de bronze. O vôlei feminino fez sua estreia, em sétimo lugar. Ali também começava a trajetória da geração de prata do vôlei masculino e de Oscar, no basquete —ambos ficaram em quinto.

Vela rende dois ouros ao Brasil e encerra um jejum de 24 anos

Sem alcançar o topo desde Melbourne-56, o Brasil faturou dois em Moscou, ambos na vela: Alexandre Welter e Lars Björkström venceram na classe tornado e Marcos Pinto Soares e Eduardo Penido, na classe 470. João do Pulo levou bronze no salto triplo, em contestada decisão dos juízes, que anularam um salto que lhe daria o ouro. Outro terceiro lugar veio no revezamento 4x200 m na natação.

Choro do urso Misha emociona o mundo na cerimônia de encerramento

Mikhail Potapych Toptygin, mais conhecido como ursinho Misha, tornou-se um dos símbolos dos Jogos de Moscou. Cria do ilustrador Victor Chizhikov, Misha emocionou 100 mil pessoas presentes no estádio Luzhniki e o mundo na cerimônia de encerramento, quando derramou uma lágrima um em mosaico de coreógrafos —e um boneco foi levado por balões. É a mascote olímpica mais conhecida.

VEJA TAMBÉM:

Os Jogos Olímpicos renascem em Atenas em 1896
Jogos de 1900 abriram as portas às mulheres
EUA dominam primeiros Jogos em seu território, em 1904
Jogos de Londres-1908 ganham cara de Olimpíada
Artistas competiram nos Jogos de Estocolmo-1912
Jogos são cancelados durante as Grandes Guerras Mundiais
Brasileiros estreiam com ouro nos Jogos de Antuérpia-1920
Jogos Olímpicos caem no gosto popular em Paris-1924
Número de mulheres dobra nos Jogos de Amsterdã-28 em relação a Paris-24
A Grande Depressão não impediu os Jogos de Los Angeles-1932
Velocista Jesse Owens rouba a cena na Olimpíada de Berlim-36

Basquete brasileiro conquistou o bronze nos Jogos pós-guerra, em Londres-48
Brasil fez a estreia no futebol nos Jogos de Helsinque-1952
Melbourne-1956 ganhou de Buenos Aires por um voto para ser sede olímpica
Olimpíadas de Roma-1960 têm primeira transmissão ao vivo pela televisão
Tóquio recebe sua primeira edição Olímpica em 1964
Cidade do México-1968: Jogos de protestos e recordes
Atentado terrorista mancha as Olimpíadas de Munique-1972
Montréal-1976, os Jogos da ginasta romena Nadia Comaneci

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.