Descrição de chapéu baú olímpico Vôlei de praia

Mulheres brasileiras dão show nos Jogos de Atlanta-96

Delegação nacional conquista 15 medalhas, sendo 3 de ouro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Na primeira edição das Olimpíadas em que o COB (Comitê Olímpico do Brasil) fez um planejamento de 15 meses, oferecendo condições melhores de treinos para os atletas dentro e fora do país, a delegação brasileira voltou dos Jogos de Atlanta-1996 com o recorde de 15 medalhas (três de ouro, três de prata e nove de bronze).

Mônica (à esq.) e Adriana Samuel, medalhas de prata, e Jaqueline e Sandra, de ouro, comemoram no pódio dominado por brasileiras na estreia do vôlei de praia como esporte olímpico, em Atlanta
Mônica (à esq.) e Adriana Samuel, medalhas de prata, e Jaqueline e Sandra, de ouro, comemoram no pódio dominado por brasileiras na estreia do vôlei de praia como esporte olímpico, em Atlanta - Ormuzd Alves/Folhapress

E boa parte dessas conquistas foi das mulheres, a começar pelas duplas de vôlei de praia, que dominaram o pódio na estreia da modalidade como esporte olímpico. Jaqueline e Sandra ganharam o ouro ao bater Adriana Samuel e Mônica na final. No basquete feminino, a geração de Hortência, Paula e Janeth conquistou a histórica prata, enquanto o vôlei feminino, comandado por Ana Moser, Fernanda Venturini, Leila e Virna, levou o bronze.

As outras duas medalhas douradas vieram da vela, com Robert Scheidt (classe laser) e a dupla Torben Grael e Marcelo Ferreira (star). Lars Grael e Kiko Pellicano conseguiram o bronze na categoria tornado.

Na natação, Fernando Scherer, o Xuxa, ganhou bronze nos 50 m livre e Gustavo Borges foi prata nos 200 m livre e bronze nos bronze nos 100 m livre. No judô, Aurélio Miguel (meio-pesado) e Henrique Guimarães (meio-leve) ganharam o bronze, assim como o revezamento 4x100m rasos do atletismo (Arnaldo Oliveira, Robson Caetano, Edson Luciano e André Domingos), o futebol masculino (com a geração de Roberto Carlos, Rivaldo e Ronaldo Fenômeno) e o salto do hipismo (Doda Miranda, André Johannpeter, Luiz Felipe Azevedo e Rodrigo Pessoa).

Atlanta também marcou a despedida do ala Oscar Schmidt, o maior pontuador das Olimpíadas: 1.903. Ao todo, o Brasil levou 225 atletas (66 mulheres). Os Jogos tiveram 10.318 atletas (3.512 mulheres) de 197 países.

O americano Carl Lewis em um dos saltos que lhe renderam a última das nove medalhas de ouro olímpicas que acumulou na carreira
O americano Carl Lewis em um dos saltos que lhe renderam a última das nove medalhas de ouro olímpicas que acumulou na carreira - 17.jun;96/AFP

Carl Lewis lidera os Estados Unidos e conquista sua nona medalha de ouro

Com a vitória no salto em distância, Carl Lewis se tornou o quarto atleta da história a ganhar nove medalhas de ouro em Jogos Olímpicos. Seu compatriota Michael Johnson tornou-se o primeiro a vencer os 200m e os 400m rasos na mesma edição. Anfitriões pela quarta vez, os Estados Unidos mais uma vez lideraram o quadro de medalhas com 101, sendo 44 de ouro, 32 de prata e 25 de bronze. A Rússia veio atrás com 63 (26 ouros, 21 pratas e 16 bronzes).

Pela segunda vez, atentado mancha a história dos Jogos

Após o atentado em Munique-1972, em que morreram 9 israelenses, 5 terroristas palestinos e 1 policial, a segunda vez que um ataque chocou o mundo olímpico foi em Atlanta, quando uma bomba caseira explodiu no dia 7 de julho no Centennial Olympic Park, um local criado para congraçamento entre atletas e turistas, matando uma pessoa e ferindo outras 110. Eric Robert Rudolph, americano da extrema-direita, confessou o crime anos depois.

VEJA TAMBÉM:

Os Jogos Olímpicos renascem em Atenas em 1896
Jogos de 1900 abriram as portas às mulheres
EUA dominam primeiros Jogos em seu território, em 1904
Jogos de Londres-1908 ganham cara de Olimpíada
Artistas competiram nos Jogos de Estocolmo-1912
Jogos são cancelados durante as Grandes Guerras Mundiais
Brasileiros estreiam com ouro nos Jogos de Antuérpia-1920
Jogos Olímpicos caem no gosto popular em Paris-1924
Número de mulheres dobra nos Jogos de Amsterdã-28 em relação a Paris-24
A Grande Depressão não impediu os Jogos de Los Angeles-1932
Velocista Jesse Owens rouba a cena na Olimpíada de Berlim-36

Basquete brasileiro conquistou o bronze nos Jogos pós-guerra, em Londres-48
Brasil fez a estreia no futebol nos Jogos de Helsinque-1952
Melbourne-1956 ganhou de Buenos Aires por um voto para ser sede olímpica
Olimpíadas de Roma-1960 têm primeira transmissão ao vivo pela televisão
Tóquio recebe sua primeira edição Olímpica em 1964
Cidade do México-1968: Jogos de protestos e recordes
Atentado terrorista mancha as Olimpíadas de Munique-1972
Montréal-1976, os Jogos da ginasta romena Nadia Comaneci
Boicote americano marca as Olimpíadas de Moscou-1980
Olimpíadas de Los Angeles-1984 têm recorde de participações
Aurélio Miguel ganha o 1º ouro para o judô em Seul-1988
Dream Team atropela e encanta em Barcelona-1992

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.